quarta-feira, 18 de março de 2009

Formar leitores ...

"A Quinta dos Quatro Ventos"




Lemos estes interessantes livros, identificámos os personagens, fizemos os nossos próprios resumos e finalmente apresentámos, oralmente, aos colegas da turma a nossa história :


Grupo 1 – “Afundar e Flutuar” – Os animais ao brincarem com nabos e uma pedra pintada de nabo, perceberam que estes elementos ao caírem na água, não flutuam. Foram ainda dados exemplos de materiais que flutuam.


Grupo 2 - “Quente e frio” – Neste livro os animais ficam no seu celeiro muito quentinhos, porque arranjaram estratégias para se aquecerem, nomeadamente: colocar lenha na fogueira; comer os seus alimentos preferidos e ficarem muito juntinhos para adormecerem, visto que lá fora estava tudo branquinho devido à neve que se acumulou durante o dia.


Grupo 3 – “Magnetismo animal” – Os ratos encontram uma ferradura e percebem que ela era um íman e que atraia metais. Resolveram então pregar uma partida aos outros animais que consistia em colocar o amuleto da sorte do Godofredo em cima de uma mesa e o rato Dico ficava debaixo da mesa e com o íman arrastar o amuleto em cima da mesa. Os animais estavam espantadíssimos, até que o Dico espirrou e saltou com muita força, partindo a mesa e todos ficaram a perceber o que se tinha passado ali.


Grupo 4- “Problemas com a neve” – Tinha nevado muito durante a noite na Quinta e os animais foram brincar na neve, mas o porco Dudu não conseguia mexer-se, dado o seu peso e a estrutura das suas patas. Os outros animais pensaram na ajuda e o Godofredo foi buscar a carroça para que todos juntos colocassem em cima dela o Dudu. Tiveram que o rebolar e a seguir tiveram que saltar para cima dos varais da carroça de modo a equilibrar a carroça e poder tirar o Dudu do meio da neve.


Grupo 5- “Medir a chuva” – Nesta história os animais mediram a quantidade de chuva num frasco, fazendo uma marcação, com tinta, para poderem comparar com a quantidade de chuva noutros dias. Os ratinhos mais uma vez pregaram uma partida e para que o Godofredo tivesse um dia de aniversário feliz, saltitaram em cima do telhado, imitando a chuva a cair e foram ao lago encher o frasco com água … mas encheram a água e lá para dentro entrou também um peixe. Ao aperceberem-se disso todos os animais perceberam que não tinha chovido e que os ratinhos tinham pregado mais uma das suas partidas.


Grupo 6 – “Teatro de sombras” – Os ratos intrigados com as diferentes dimensões das sombras da Brenda e do Godofredo, resolveram colocar um lençol e um holofote por trás daquele, fizeram um molde, em papel, da Brenda e do Godofredo e perceberam que essas dimensões têm a ver com o tamanho dos animais e com a posição relativa da luz, ao aproximar da luz as sombras aumentam e ao afastar elas diminuem.


Grupo 7 – “ Cair para cima” – Alguns animais estavam a descansar à sombra de uma árvore, até que começaram a cair objectos em cima deles. Os ratinhos estavam a divertir-se em cima da árvore e deixaram cair uma maçã e algumas bolotas, para depois dizerem que “nem tudo cai para baixo, nós conseguimos provar isso…”. Prenderam então um fio a um dos ratos enquanto o outro o puxava, fazendo-o subir, sem ninguém ver o fio. Até que o cão Damião descobriu o fio e verificaram que se tratava de mais uma brincadeira dos ratinhos.


Sem comentários:

Final do ano lectivo

RecadosOnline - Belos gifs de Férias em um só lugar. Clique aqui!